domingo, 7 de setembro de 2014

Pedro Henrique/A subenfeudação

                                         Como Surgiu?

 Como as guerras eram constantes e aumentar o numero de cavaleiros e soldados não era tarefa simples , os senhores feudais deram inicio a um processo de subenfeudação de suas terras , ou seja eles cediam partes dos seus feudos a cavaleiros que assim também tornava-se senhor feudal e ao mesmo tempo vassalo do rei e suserano dos cavaleiros que concedia feudos.

                                Divisão das Classes Senhorial e os motivos 

 A subenfeudação tomou proporções tao grandes que todos se confundiam em saber quem era o suserano principal , pois até mesmo o rei podia ser vassalo de outro rei e assim por diante.
 Tudo isso provocou uma divisão das classes senhorial em dois segmentos : alta nobreza , constituída por príncipes , duques, condes , barões , comandantes de castelos e membro do alto clero ; e a baixa nobreza , formada por simples cavaleiros e religiosos de poucas posses como os cônego. A alta nobreza que detinha o poder econômico e militar. 


                                            Imagens


                                                        
                                                    
  
Visão/comentada: nas duas imagens podemos perceber certas características , como os suseranos dos senhores feudais que lhe concediam a terra estavam presentes nas festas de altas classes e como apesar de sendo vassalos também tinham poder em alta naquela época.

Luiz Felipe / Os Trabalhadores Rurais


                  

                                  Características dos Trabalhadores Rurais 

 Os trabalhadores representavam cerca de 80% da sociedade feudal , eram analfabetos , as terras em que trabalhavam raramente eram suas , as mulheres tomavam conta de casa que incluía cuidado aos gados e a produção leiteira e a fabricação do pão e da cerveja e na confecção de roupas. Já os homens passava o dia no campo , lavrando e semeando a terra , ou colhendo frutos.

                                              Servos e vilões

 Os camponeses se dividiam em dois grupos com características particulares : o do servos que descendiam do Império Romano , abandonaram  as cidades e foram para o campo onde passaram a viver como arrendatários dos grandes senhores de terras que lhes davam proteção e sustento. E dos vilões , eram camponeses livres (diferentes dos servos) , eles haviam sido pequenos proprietarios que haviam preferido entregar suas terras a um senhor feudal em troca de proteção. Tinham permissão para continuar trabalhando nelas na qualidade de arrendatários.


                                     Imagens 



                                                       
                                                 
                                                          

      Referencias: Google Imagens

    Visão/Comentada: com imagens claras podemos ver como os trabalhadores eram explorados por sua mão de obra , e mesmo sendo maioria ocupava o ultimo lugar da piramide .


Paulo Vinicius/ O Poder dos Senhores Feudais

     

                                      Características Dos Senhores Feudais

  Os senhores feudais eram nobres que viveram na época da Idade Média (século V ao XV). Possuíam muito poder político, militar e econômico. Eram proprietários dos feudos (unidades territoriais) e possuíam muitos servos trabalhando para ele. Cobravam vários impostos e taxas destes servos, pela utilização das terras do feudo. Viviam em castelos fortificados e eram protegidos por cavaleiros. Os senhores feudais faziam e aplicavam as leis em seus domínios.
  No século X os feudos passaram a ser hereditários , provocando grandes conflitos entre senhores feudais, que procuravam dominar territórios vizinhos para alargar ainda mais seus domínios.
 O casamento dos seus filhos também era uma forma de os senhores feudais acumular poder e evitar a pulverização de seu patrimônio . Os pais promoviam 'casamentos arranjados' sem se preocupar com os sentimentos dos filhos e sim ligados nos seus interesses políticos e econômicos 


                                                                    *Imagens 



                                                   
                                                 

    Visão/comentada: Podemos observar nessas imagens o quanto o Senhor Feudal tinha um poderio grande , podemos ver o quão rico ele tinha cobrando altos impostos aos trabalhadores e a parte da administração que ele tinha em seu Feudo e aqui tambem parte dos casamentos arranjados e como ele ficava protegido no interior do seu feudo. 

Eduardo Ben-Hur / Sociedade Feudal

Capítulo 22

                                              Características da sociedade feudal

          O feudalismo foi a forma de organização política , social e econômica dominante na Europa ocidental durante a Idade Média. As características fundamentais da sociedade feudal são :
         • Tinha na agricultura sua principal atividade produtiva;
         • Baseava-se em uma sociedade rigidamente hierarquizada, na qual os indivíduos encontravam-se subordinados uns aos outros por laços de dependência pessoal;
         • Uma pequena elite formada por grandes senhores de terra e pelo alto clero ocupava o topo da sociedade;
         • O poder político estava fragmentado entre os senhores feudais e o rei;
         • Havia uma grande massa de camponeses presos à terra; eram os servos da gleba, que viviam sob o domínio dos senhores feudais , garantindo-lhes o sustento.

                                                   Imagens da sociedade feudal :







           Visão/Comentada - Portanto , essas imagens representam a cultura da sociedade feudal , desde as classes maiores às menores, a sociedade feudal era agrária ,isso significa que o feudo,ou seja, a terra era a sua base econômica.

          A sociedade feudal surgiu após as invasões germânicas sobre o Império Romano. Em busca de refúgio, parte da população buscou abrigo nos campos e lá estabeleceram seus grandes feudos. Foi um processo de isolamento. 
       A sociedade feudal era basicamente rural. As cidades eram pouco habitadas e as atividades comerciais eram muito baixas, baseando-se na troca de mercadorias, ainda assim, o comércio nunca deixou de existir.
                       
                                         A  Sociedade Feudal era dividida em três classes: 
• Clero;
• Nobreza;
• Camponeses .


                                     Vídeo explicativo sobre a sociedade feudal




  Visão/Comentada- Portanto, esse vídeo representa o sistema feudal,em que a sociedade era constituída por três classes sociais : o clero, a nobreza e os camponeses.O clero tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade.A nobreza feudal era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses.Os camponeses , deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, com isso a sociedade encontrava-se em uma relação de dependência pessoal.
 







André Furtado / O Feudo

Capítulo 22 

                                         O Feudo 


         A vassalagem era o juramento de fidelidade que uma pessoa prestava a um chefe guerreiro, comprometendo-se a viver sob suas ordens durante certo tempo em troca de proteção.
         Geralmente divididos em três áreas: o domínio, exclusivamente do senhor feudal e trabalhada pelo servo a terra comum, matas e pastos que podem ser utilizados tanto pelo senhor quanto pelos servos; e o manso servil, os feudos podiam tanto ser enormes territórios com cidades inteiras dentro deles, ou apenas uma fazenda, variando muito de um para o outro. Na época do Reino Carolíngio, feudo significava “benefício”, era o nome dado ao benefício que o suserano cedia ao vassalo e, que na maioria das vezes era a posse de terras. Daí o porquê que “feudo” designa hoje a propriedade em si.  
  •  Os suseranos  e os vassalos estavam ligados por diversas obrigações: o vassalo devia serviço militar a seu suserano, e este proteção a seu vassalo. Pode-se dizer que não havia quem não fosse vassalo de outro.Na sociedade medieval, o rei não cumpria a função de chefe de Estado. Apesar de seu papel simbólico, ele tinha poderes apenas em seu próprio feudo. Sua vantagem era não dever obrigações de vassalo, dentro de seu reino, a outro senhor. 
  •  O feudo era cedido por um poderoso senhor a um nobre em troca de obrigações e serviços. Quem concedia a terra era o suserano e quem a recebia era o vassaloO vassalo, por sua vez, podia ceder parte das terras recebidas a outro nobre, passando a ser, ao mesmo tempo, vassalo do primeiro senhor e suserano do segundo. O vassalo, ao receber a terra, jurava fidelidade a seu senhor. Esse juramento era uma espécie de ritual que envolvia honra e poder: o vassalo se ajoelhava diante do suserano, colocava sua mão na dele e prometia ser-lhe leal e servi-lo na guerra.


                                    Imagem representativa do Suserano e seu Vassalo

Imagens do Feudo: