domingo, 7 de setembro de 2014

Eduardo Ben-Hur / Sociedade Feudal

Capítulo 22

                                              Características da sociedade feudal

          O feudalismo foi a forma de organização política , social e econômica dominante na Europa ocidental durante a Idade Média. As características fundamentais da sociedade feudal são :
         • Tinha na agricultura sua principal atividade produtiva;
         • Baseava-se em uma sociedade rigidamente hierarquizada, na qual os indivíduos encontravam-se subordinados uns aos outros por laços de dependência pessoal;
         • Uma pequena elite formada por grandes senhores de terra e pelo alto clero ocupava o topo da sociedade;
         • O poder político estava fragmentado entre os senhores feudais e o rei;
         • Havia uma grande massa de camponeses presos à terra; eram os servos da gleba, que viviam sob o domínio dos senhores feudais , garantindo-lhes o sustento.

                                                   Imagens da sociedade feudal :







           Visão/Comentada - Portanto , essas imagens representam a cultura da sociedade feudal , desde as classes maiores às menores, a sociedade feudal era agrária ,isso significa que o feudo,ou seja, a terra era a sua base econômica.

          A sociedade feudal surgiu após as invasões germânicas sobre o Império Romano. Em busca de refúgio, parte da população buscou abrigo nos campos e lá estabeleceram seus grandes feudos. Foi um processo de isolamento. 
       A sociedade feudal era basicamente rural. As cidades eram pouco habitadas e as atividades comerciais eram muito baixas, baseando-se na troca de mercadorias, ainda assim, o comércio nunca deixou de existir.
                       
                                         A  Sociedade Feudal era dividida em três classes: 
• Clero;
• Nobreza;
• Camponeses .


                                     Vídeo explicativo sobre a sociedade feudal




  Visão/Comentada- Portanto, esse vídeo representa o sistema feudal,em que a sociedade era constituída por três classes sociais : o clero, a nobreza e os camponeses.O clero tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade.A nobreza feudal era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses.Os camponeses , deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, com isso a sociedade encontrava-se em uma relação de dependência pessoal.
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário